Instruções para manter a visão saudável

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que é transplante de córnea?

Os transplantes de córnea permitem que pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem total ou parcialmente a visão. O transplante de córnea é a mais comum modalidade de transplante de tecidos. Nos Estados Unidos são feitos cerca de 35.000 transplantes de córnea por ano, com sucesso de 90% em casos de bom prognóstico. No Brasil, o número de transplantes é ainda pequeno (mais ou menos 3.000/ano).

O que é a córnea?
A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho.

Quantas pessoas aguardam por um transplante de córnea no Brasil?
Aproximadamente, 25 mil pessoas

Qualquer deficiente visual pode se beneficiar de um transplante de córnea?
Não, apenas os pacientes que apresentam baixa visual causada por um problema na córnea podem se beneficiar de um transplante de córnea. Se a causa da baixa visual está em um problema na retina, por exemplo, o transplante de córnea não está indicado.

O olho, como um todo, pode ser transplantado?
Não. Somente alguns tecidos oculares, como a córnea e a esclera, e células - tronco da córnea, podem ser transplantados.

Qualquer pessoa pode ser doadora de tecidos oculares?
Sim. Independente da idade e do uso de correção visual (óculos ou lentes de contato), ou de alguma possível doença, qualquer pessoa pode ser doadora de tecidos oculares. Os distúrbios de refração (como miopia, hipermetropia, astigmatismo) e outros distúrbios visuais (como catarata, glaucoma, problema na retina, etc) não impedem a doação.

Como são utilizados os tecidos oculares doados?
Os tecidos oculares doados são utilizados para fins terapêuticos (de recuperação dos pacientes inscritos em lista de espera). A córnea, a esclera (parte branca do olho) e as células-tronco da córnea podem ser utilizadas com finalidade terapêutica. Cada doador pode beneficiar vários pacientes, se, além das córneas, a esclera e as células-tronco forem utilizadas. Os tecidos que, por algum motivo, não puderem ser utilizados em cirurgias, serão utilizados em pesquisas (aprovadas por Comissão de Ética) ou ensino.

Posso doar minha córnea enquanto ainda estou vivo?
Não. No caso da doação de córnea, este tipo de procedimento durante a vida não é realizado e não é permitido por lei.

Como posso manifestar o desejo de, algum dia, vir a ser doador?
O importante é conversar com os familiares a respeito do seu desejo, pois, por lei, este desejo só poderá ser cumprido se a sua família autorizar a doação

Qual é o custo da doação para os familiares do doador?
Nenhum. A família do doador não paga nada pela doação e tampouco recebe qualquer pagamento pela doação.

Até quanto tempo após o óbito os tecidos oculares podem ser retirados?
O ideal é que os tecidos oculares doados sejam retirados até 06 (seis) horas após o falecimento. Por isso, o Banco de Olhos deve ser avisado rapidamente. Mas, vários fatores podem contribuir para que este prazo possa ser maior (em alguns casos, pode ser de até 24 horas).

A retirada dos tecidos oculares provoca alguma deformiade no doador?
Não. A doação não modifica a aparência do doador.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia: Campanha nacional de doação de Córneas, disponível em:

http://www.cbo.com.br/site/index.php?mostra=cornea

Nenhum comentário:

Postar um comentário