Instruções para manter a visão saudável

sábado, 10 de abril de 2010

Síndrome da Visão de Computador




Quais são os sintomas da Síndrome da Visão de Computador (CVS) :

Os pacientes com CVS podem apresentar: olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejamento, fadiga, sensibilidade a luz, sensação de peso nas pálpebras ou da fronte, dificuldade em conseguir foco, enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.


O que causa a Síndrome da Visão de Computador (CVS)?

Nossa visão não foi feita para encarar uma tela de computador durante muitas horas seguidas. As imagens do monitor são formadas por "pixels" ou minúsculos pontinhos nos quais os nossos olhos não conseguem manter o foco, necessitando "focar e refocar" continuamente. Isto provoca um "stress" dos músculos oculares. 
Podem contribuir para a CVS: condições externas relacionadas à tela do computador (falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor e tela suja), hábitos inadequados de uso do computador e problemas oculares pré-existentes: miopia, hipermetropia, presbiopia.

Como previnir a CVS?

Deve-se ter cuidado  com os tópicos abaixo, adotando as medidas recomendadas

- Iluminação:

A iluminação do ambiente de trabalho deve ser homogênea e controlada, ou seja, o local deve estar iluminado por igual, não havendo variação da iluminação, que incida na tela do computador, na mesa e nos utensílios de trabalho.
Evitar: luz que atinge a tela do computador por trás do usuário, pois determina deslumbramento e dificulta a visualização. Luz que incide em direção lateral ao usuário, pois interfere no campo visual do trabalhador.
É recomendável o uso de proteção de tela para controlar a luminosidade.
Se o monitor for CRT, use-o na freqüência mais alta possível, em hertz. Já monitores LCD, não há essa necessidade.

- Postura:

Durante a utilização do computador, a cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e encostada na cadeira.
O olhar do usuário do computador deve estar ligeiramente voltado para baixo, entre 15° a 25°. Assim a pálpebra protegerá boa parte da superfície ocular, diminuindo  sua exposição e  melhorando a lubrificação dos olhos.
A postura correta para o trabalho deve ser: costas eretas; planta dos pés apoiada no chão; tronco em ângulo de 90° com as pernas; cabeça no alinhamento do tronco; olhar ligeiramente voltado para baixo, aproximadamente 25°.
Nunca fique com o monitor acima do nível dos olhos. Além de forçar mais músculos, essa posição exige que a fenda palpebral fique mais aberta, agravando o ressecamento.
Deixe o monitor a uma distância de 50 a 65 centímetros dos olhos. A inclinação da tela deve variar de 10º a 20º.   



- Ambiente de trabalho:

Evitar ventilador ou ar condicionado em direção ao rosto enquanto estiver usando o computador.

- Ato de piscar:

Procurar piscar mais, mesmo que voluntariamente, para lubrificar os olhos. Durante o trabalho, coloque um lembrete, como, por exemplo, ´piscar´ em algum cantinho do monitor.
Após horas de trabalho, o piscar reflexo diminui, sem que a pessoa perceba. Em atividades normais, os olhos piscam, em média, 22 vezes por minuto, enquanto que, quando estão em atividade de leitura, piscam de 12 a 15 vezes por minuto. Quando se está diante da tela do computador, essa freqüência pode abaixar até para cinco vezes por minuto. O ar condicionado associado a um piscar menos freqüênte pode levar ao desenvolvimento de um quadro de ceratoconjuntivite seca.

-Lubrificação dos olhos:

Os usuários de lentes de contato e aqueles que sofrem de ressecamento ocular devem lubrificar mais vezes os olhos, quando em frente ao computador, em leitura continuada ou em trabalhos repetitivos, para evitar problemas de ressecamento ocular. Usar colírios somente sob recomendação médica.

-Pausas periódicas:

É recomendável que a cada 50 minutos pelo menos, o usuário de computador dê uma parada por alguns minutos. Este tempo deve ser empregado para esticar as pernas, fazer ligeiros alongamentos dos braços, do pescoço e do tronco. Dirija seu olhar para um local distante, através de uma janela, por exemplo. Assim a musculatura ocular também poderá trabalhar, evitando a fadiga dos olhos.

-Exame oftalmológico regular:

Alguns problemas visuais, como por exemplo os  erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo), a presbiopia (vista cansada) e insuficiência de convergência podem  contribuir para a CVS. Portanto, um exame oftalmológico é indicado para diagnóstico e tratamento.

A "miopia do Computador"


Ficar durante muito tempo na frente do PC, além de provocar o ressecamento pode causar a chamada miopia transitória. Esse problema afeta principalmente os mais jovens pois  possuem um cristalino mais flexível, capaz de se acomodar facilmente em diferentes posições. Após permanecer mais de duas horas seguidas olhando para a tela do computador ou para o videogame, os olhos ficam acomodados para a visão de objetos pertos, dificultando o foco de longa distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário