Instruções para manter a visão saudável

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Miopia, hipermetropia, astigmatismo, vista cansada : o que é e como se corrige?

O que é miopia?

A MIOPIA é um defeito da refração dos olhos. O míope não enxerga bem para longe. Quanto mais afastados os objetos, pior ele os vê. Quanto mais forte a miopia, mais perto ele tem de aproximar o objeto para conseguir vê-lo com nitidez.

Como se corrige a miopia?

Com óculos, lente de contato ou cirurgia refrativa. O uso de lentes de contato é trabalhoso; exige cuidados especiais de manuseio, colocação e conservação.A cirurgia refrativa é uma opção que existe para pessoas que querem enxergar bem sem óculos e que não se adaptam ou não querem usar lente de contato. É necessário fazer uma avaliação para saber se há a possibilidade de cirurgia, pois há contra-indicações e casos em que a cirurgia refrativa não está indicada.

O que é hipermetropia?

A HIPERMETROPIA é um defeito da refração ocular. O hipermétrope tem de se esforçar para focalizar o olhar a qualquer distância. Ao contrário do míope, o hipermétrope tem mais dificuldade em enxergar para perto. Por isto a criança hipermétrope cansa os olhos à leitura e ao fazer os deveres da escola.

Como se trata a hipermetropia?

Trata-se com óculos, lente de contato ou cirurgia refrativa. Muitas vezes o paciente que apresenta hipermetropia só usa óculos em atividades que exigem mais da visão: ler, escrever, trabalhar em computador, assistir TV. Tudo depende do grau de hipermetropia e da capacidade de acomodação do paciente.

O que é astigmatismo e como se trata?

O ASTIGMATISMO é um defeito da refração dos olhos. A focalização do olho é diferente conforme a direção (vertical e horizontal; inclinada para um lado e inclinada para o outro). Por isso o astigmata enxerga fora de foco a qualquer distância. O astigmatismo pode se combinar com a MIOPIA ou com a HIPERMETROPIA. O tratamento mais fácil é feito com óculos.A maioria dos astigmatismos consegue ser corrigido também através de Lentes de contato, dependendo do caso, com lentes de contato gelatinosas ou rígidas.

• Somente o médico oftalmologista pode aconselhar o paciente sobre o melhor tratamento para miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O que é vista cansada e como tratá-la?

Dentro dos olhos há uma lente natural, flexível, chamada cristalino. Ao olhar para perto, um músculo também dentro do olho focaliza os olhos aumentando a curvatura do cristalino. Com o passar do tempo o cristalino vai perdendo a flexibilidade e o músculo já não consegue aumentar suficientemente sua curvatura. Depois dos 40 anos a focalização para perto vai se tornando mais difícil. É a chamada vista cansada, em linguagem médica PRESBIOPIA, a qual afeta a visão para perto. O tratamento se faz com óculos só para perto, óculos com lentes bifocais (lentes com linha divisória) ou lentes progressivas também chamadas multifocais. Estas permitem focalizar a qualquer distância. Se a pessoa já tem MIOPIA, HIPERMETROPIA ou ASTIGMATISMO, a presbiopia se acrescenta a ela. Por isso as lentes bifocais e progressivas têm em cima o grau para miopia, hipermetropia ou astigmatismo e em baixo o grau para presbiopia somado ao grau da parte de cima. Atualmente, já existem várias opções de lentes de contato para presbiopia.

Um comentário:

  1. eu tenho hipermetropia e astigmatismo.qual tipo de lente devo usar?sera que é multifocal progressiva ?grato

    ResponderExcluir