Instruções para manter a visão saudável

domingo, 28 de março de 2010

Veja como limpar lentes gelatinosas


A limpeza da lente de contato é fundamental  para manter sua visão em perfeitas condições. Este procedimento deixa a lente livre de bactérias, microorganismos, muco e outras impurezas. E deve ser realizado antes de colocar a lente e no momento em que ela for retirada do olho. Veja como fazer:

 Lave bem as mãos antes de manusear as lentes.

Devem ser evitados sabonetes com creme antisséptico, desodorante químico ou fragrância
pesada porque pequenas porções dessas substâncias podem ser transferidas para os olho.

Coloque a lente do olho direito na palma da mão e aplique algumas gotas da solução de limpeza remomendada pelo seu oftalmologista

Com o dedo indicador da outra mão, friccione levemente a lente em ambos os lados, com movimentos delicados para frente e para trás, para a esquerda e para a direita.

Enxágüe a lente novamente com a solução de limpeza recomendada pelo seu médico até que fique livre de resíduos. O enxágue é sempre com o produto de limpeza da lente, nunca utilize água corrente.

Repita o procedimento com a lente do olho esquerdo.

Dica: As lentes devem ser guardadas em estojo apropriado, sempre fechadas, durante todo o período em que não estiverem em uso. E devem ser armazenadas imersas em solução de limpeza. Não se esqueça de enxagüar a lente com a solução de limpeza toda a vez que usá-la e também descartar a solução de limpeza que estiver no estojo.

A limpeza do estojo deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, com água quente sem sabão com utensílio tipo escova de dentes. Separar um escova de dentes somente para limpeza do estojo. Deixar o estojo secar no ar e, depois de seco, guardá-lo fechado.
Recomenda-se trocar o estojo, pelo menos, a cada 6 meses, porque nutrientes que desenvolvem microrganismos provenientes dos dedos ou da própria LC suja, podem se acumular no estojo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário