Instruções para manter a visão saudável

quarta-feira, 31 de março de 2010

Cinema 3D : parece inofensível, mas não é! Veja quais são as conta-indicações





Para muitos é difícil relacionar sintomas como dor de cabeça, tontura, náusea, dor nos olhos, na testa, desconforto visual, ardência nos olhos e sensação de cansaço somente à um simples filme, mas esses sintomas podem evoluir para crises de epilepsia ou labirintite, dependendo do caso, mas somente a quem tem alguma pré-disposição, como ser epiléptico, ter labirintite, sofrer de enxaqueca ou ter insuficiência de convergência (movimentação dos olhos para unificar a visão dos dois olhos).

Se o indivíduo for estrábico ou tiver visão alternante não terá sintomas, mas também não conseguirá aproveitar a tecnologia.Para ter boa percepção do filme 3D é necessário boa acuidade visual em ambos os olhos (...)

Se os músculos reto-mediais, responsáveis por esse movimento dos olhos chamado convergência, não estiverem em plena forma, é possível que o espectador saia com dor de cabeça do cinema (...) Esse descompasso se chama desequilíbrio no balanceamento ocular, o que não é nenhuma doença grave e pouco interfere na visão do dia a dia, mas pode complicar as visitas ao cinema.

Quem tem esse pequeno problema corre o risco de sair do cinema com os olhos vermelhos: quando um músculo é muito solicitado, ele demanda mais sangue, irrigando mais os vasos e deixando a região vermelha.

Casos mais graves são os de epilepsia e labirintite. Os mesmos avisos que são dados em simuladores 3-D nos parques deveriam ser obrigatórios para o cinema. "A sensação de movimento pode causar crises de labirintite. E existe um tipo de epilepsia desencadeada pela luz, chamada foto-sensível, que deve manter o epiléptico longe do cinema", afirma o neurologista. Não existem contra-indicações muito rígidas quanto ao cinema 3-D, mas esses dois casos devem ser levados em conta principalmente para quem deseja experimentar as salas Imax – por enquanto só há duas no Brasil, em São Paulo e Curitiba."
Alerta:

Epilépticos: O filme 3D explora muito cenas com imagens explodindo e correndo de um lado para outro. Isso pode causar enjôo e, em maior volume, desencadear a epilepsia. É a mesma causa apresentada por cientistas para explicar a ligação de alguns desenhos infantis, junto a luzes estroboscópicas.

Labirintite: a sensação de estar no meio da ação do filme , ou em movimento, pode causar crises da doença.

Enxaqueca: luzes piscantes e muito movimento levam a dores de cabeça intensas e enjôo, principalmente para quem já tem histórico de enxaqueca.

Qualquer problema na visão: se a pessoa não tiver boa visão em um dos olhos, ou nos dois, não poderá assistir ao 3D, cuja tecnologia depende do uso simultâneo (e, portanto, da boa saúde dos dois olhos).

Pessoas que usam lentes de contato ou óculos, devem usá-los durante a sessão de cinema, sob os óculos 3D.

Fonte: Revista Época

Tenho atendido muitos pacientes com queixa de dor de cabeça após assistir os filmes em 3D. Por isso, resolvi postar este texto. Aproveito para chamar atenção para a polêmica higienização desses óculos. Se os óculos não forem descartáveis ou adequadamente higienizados podem transmitir doenças infecciosas tanto oftalmológicas como dermatológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário